7 benefícios da hidromassagem que você não conhecia

Acessos: 419

Para usar sozinho, com amigos ou a família, a hidromassagem é uma forma de relaxar o corpo e a mente. Os benefícios da hidromassagem vão desde o tratamento de lesões e doenças crônicas até o alívio de dores musculares, passando também pelo controle da pressão arterial. Se você já considerou adquirir uma hidromassagem, leia essa postagem.

Alívio de dores nas articulações

Portadores de doenças como artrite e artrose podem se beneficiar muito com sessões de hidromassagem. Os vasos sanguíneos dilatam com o calor da água, fazendo o sangue fluir melhor por eles e reduzindo o incômodo nas articulações e juntas. Aliada aos medicamentos adequados, a hidromassagem é uma forma de garantir qualidade de vida aos pacientes.

A dilatação dos vasos e os jatos de água ajudam a diminuir o inchaço nas articulações, pernas e pés. Assim, os benefícios da hidromassagem também são válidos para pessoas que passam muito tempo em pé e sofrem com o inchaço no fim do dia.

Melhora na circulação

Em temperaturas altas, entre 35°C e 37°C, a água da hidromassagem cria uma espécie de pressão sobre o corpo, aumentando o ritmo cardíaco. Dessa forma, o coração bombeia mais sangue pelo corpo, atuando como um exercício físico moderado. Não há sobrecarga do coração, mas a atividade deve ser autorizada por um médico para portadores de problemas cardíacos.

É essa circulação aumentada que provoca o relaxamento dos músculos, atenuando dores de cabeça e nas costas, por exemplo, que costumam ter origem por tensão muscular.

Tratamento de lesões

Atletas se beneficiam constantemente da hidromassagem. A hidroterapia é reconhecida mundialmente como alternativa para tratar lesões musculares, contusões e torções em conjunto com técnicas de fisioterapia e a hidromassagem comprovadamente auxilia na reabilitação.

Além disso, a hidromassagem ajuda a recuperar as energias após os treinos, sendo uma boa pedida para atletas de qualquer nível, não apenas profissionais de alto desempenho.

Terapia para osteoporose

Para os idosos, os benefícios da hidromassagem vão além do relaxamento. Estudos recentes indicam que a osteoporose pode ser tratada utilizando a hidromassagem para fazer exercícios físicos.

A água reduz o impacto nos ossos, tornando o tratamento mais eficaz e até mais barato, já que pode ser reproduzido em casa, com a instalação dos jatos de hidromassagem na piscina.

Limpeza de pele

O calor da água ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a liberação de impurezas. Essa ação é fundamental para manter o aspecto de viço da pele e os efeitos são potencializados pelo relaxamento da hidromassagem.

Além do relaxamento físico, um dos benefícios da hidromassagem é a redução do estresse mental pela liberação de endorfinas — hormônio relacionado ao bom humor, que tem efeito antienvelhecimento por ajudar na eliminação dos radicais livres.

Perda de peso

A ação da hidromassagem sobre o sistema linfático estimula a drenagem de líquidos nos tecidos, auxiliando a desinchar membros como pernas e pés e podendo influenciar na perda de peso.

Banhos regulares de hidromassagem demonstram efeitos visíveis sobre as celulites e áreas de flacidez e combinados com o uso de cremes e óleos podem melhorar a hidratação e a textura da pele.

Melhora da qualidade do sono

O relaxamento é o maior dos benefícios da hidromassagem. Após um dia corrido, de estresse e preocupações, um banho relaxante é a melhor alternativa para uma noite de sono tranquila e duradoura.

Pessoas que sofrem de insônia podem apostar na hidromassagem como um tratamento, buscando aproveitar a água quente para relaxar não apenas o corpo, mas a mente. O aumento na oxigenação e o relaxamento muscular são fundamentais para garantir uma boa noite de sono.

Voltar


Leave your comments

Comments

  • No comments found